Hoje na minha coluna semanal de rock (by me: Helo) irei falar sobre os pioneiros do Punk! Isso mesmo meu Brasil, os Sex Pistols.
Resumo:
Os Sex Pistols foi a banda que criou o movimento punk. Então basicamente, eles são os pioneiros do punk, o termo punk já era usado antes, para classificar por exemplo a banda Ramones, mas foram eles que começaram o movimento, tornando isso estilo de vida para uns, e difundindo o estilo para todo o mundo, e influenciando bandas, músicas e gerações futuras(sim eles são fodas).
A banda foi formada em 1975 em Londres, e as músicas eram basicamente uma crítica forte ao governo da Inglaterra, tendo até mesmo proibido algumas músicas ou cd's no país. Eles eram polêmicos e causavam problemas aonde era que fossem, e geralmente seus shows acabavam em confusão. A banda durou apenas dois anos e teve apenas quatro singles e um álbum de estúdio(q pena \: ). O single "God Save the Queen", criticava o conformismo social e a submissão a coroa, e gerou uma epidemia e pandemônio moral no país, gerando caos, confusões, etc.
Em janeiro de 1978, Johnny Rotten abandonou a banda e anuncio o termino dela, e logo após as noticias, a banda gravarão músicas para o filme da história da banda: The Great Rock 'n' Roll Swindle". Em 1979 Sid Vicious morreu de overdose de heroína.
Desde de 1996 a banda(só que com o baixista original Glen Matlock), se reuniram em várias turnês e shows, e em 2006, a banda incluindo o Sid, foram indicados ao Hall da fama do Rock and Roll, mas não compareceram na cerimônia, chamando o museu de "uma mancha de mijo".
Membros:
Johnny Rotten: (John Joseph Lydon) Nasceu em 31 de janeiro de 1956 em Londres, Inglaterra. Era o vocalista da banda, e sabe tocar guitarra, violino, baixo, sintetizador, saxofone, teclado e percussão. Johnny Rotten é como se fosse literalmente "Joãozinho podre", pois quando entrou na banda tinha dentes podres e era desleixado.
Steve Jones: (Stephen Phillip Jones) nasceu em 3 de setembro de 1955 em Londres, Inglaterra. Era o guitarrista da banda. Era um ladrão compulsivo tendo 14 entradas na policia, e disse que o Sex Pistols o salvou de uma vida de crime.
Paul Cook: (Paul Thomas Cook) nasceu em 20 de julho de 1956 em Londres, Inglaterra. Era o baterista da banda. Sabe tocar bateria e vibraphone.
Glen Matlock: Nasceu em 27 de agosto de 1956 em Londres, Inglaterra. Era o baixista original da banda, mas foi substituido por Sid Vicious, devido a problemas com Johnny e porque Sid tinha mais presença e estilo do que ele.
Sid Vicious: (Jonh Simon Ritchie-Beverly) nasceu em 10 de maio de 1957, e morreu em 2 de feveiro de 1979 aos 21 anos. Substituiu o baixista na banda. Sid não sabia tocar bem, mas compensava por seu estilo e aparência, o mais importante para a banda. Tirando Johnny, os outros integrantes da banda viam Sid como idiota. Sid morreu de overdose de heroína em uma festa da mãe, logo depois que tinha acabado de sair do hospital. Após sua morte, sua mãe encontrou um bilhete de suicídio escrito: " Nós tínhamos um pacto de morte, e eu tinha de manter minha parte do trato. Por favor, me enterre próximo a minha querida com minha jaqueta de couro, jeans e botas de motoqueiro. Adeus". Pelo fato de Nancy ter sido enterrada em um cemitério de judeus Sid foi cremado, mas sua mãe (que perdeu parte de suas cinzas no aeroporto), enterrou suas cinzas junto com ela, contrariando as regras. O romance de Sid e Nancy foi considerado o Romeu e Julieta dos tempos atuais. (recomendo vocês procurarem e lerem mais sobre a história de Sid e seu romance com Nacy, vale muito a pena e é bem interessante)
Do inicio ao sucesso:
Malcom McLaren foi o empresário da banda, ele possuia uma loja de roupas chamada "SEX", onde ele criou a banda logo depois que decidiu criar uma nova banda com um padrão totalmente novo e nunca visto. Então ele reuniu Steve Jones e Paul Cook que viviam na loja e Glen Matlock que era empregado aos sábados, só faltava o vocalista. Então ele experimenta um garoto frequentador da loja de dentes podres, Jonh Lyndon, em que ele faz um teste na loja no qual ele canta e faz mimica com a música "I'm Eighteen" de Alice Cooper, e ganha a vaga. Ele nunca tinha cantado antes, mas tinha postura e comportamento anti-social, e por isso era perfeito para a vaga.
O primeiro show acontece em 6 de novembro de 1975 e foi um desastre pois a banda não tinha nenhuma preparação, mas foi um concerto em que um movimento se seguiria e que ainda hoje permanece com muito sucesso. Assim dezenas de bandas começaram a seguir o estilo, principalmente em Londres, onde o movimento se propagou rapidamente. Isso se deu porque os jovens estavam cansados com o conformismo, o governo e as bandas de rock progressivo da época, sendo assim o punk foi o único estilo que os definiam e que mostravam o que sentiam. Assim várias bandas começaram a surgir, entre elas o The Clash, The Damned, Generation X, etc. O primeiro compacto punk foi do The Damned chamado New Rose em 5 de novembro de 1976
Em 8 de outubro de 1976 os Pistols assinam um contrato com a EMI, e depois de um mês chega o "Anarchy in the U.K" que se tonou histórico e que acertou o alvo em cheio, império britânico, mas ainda não conseguiu derrubar ele por completo, afinal eles eram ainda apenas conhecidos no gueto da onde vieram.
Em dezembro do mesmo ano, os Pistols e outros punks são astros de um dos programas de maior audiência da Tv inglesa, e ainda no horário nobre, as cinco da tarde, na hora do chá, onde as familias se concentram em frente a TV. Depois desse programa, dois milhões de britânicos passaram a amar ou odiar a banda, porque pela primeira vez na história, a expressão "Fuck Off"(foda-se) foi usada em frente as câmeras, e quem disse isso foi nada mais, nada menos do que Johnny Rotten. Assim a imprensa caiu em cima desse episódio, e levou o movimento a todos os jornais, melhor marketing impossível. Dez mil cópias de "Anarchy in the U.K" são vendidas por dia. Porém, a EMI expulsa eles logo em seguida.
Mais história:
Glen Matlock nunca havia se dado bem com Johnny, apesar de ser considerado o único que realmente tocava bem na banda, assim em 1977 a briga aumenta ele sai do grupo. Assim Sid Vicious, grande amigo de Johnny entra na banda, e posteriormente seria considerado o maior símbolo do punk rock de todos os tempos. Sid não sabia tocar e estava frequentemente chapado e com drogas de todos os tipos. Mas sua atitude e personalidade deram o toque final ao grupo. Apesar disso Sid começa a dar problemas no grupo, onde nos primeiros ensaios passa mal e é levado as pressas ao hospital, onde recebe diagnostico de hepatite devido ao alto consumo de drogas e bebidas. Mesmo cancelando vários shows, os Sex Pistols conseguem um contrato com a A&M Records, e aproveitando os 25 anos de poder de Elisabeth II, rainha da Inglaterra, a banda lança a música "God Save the Queen", onde trazia uma das maiores repercussões do punk: "Não há futuro na Inglaterra".
Em março a A&M despede a banda com os mesmos motivos da EMI. Dois meses depois a Virgin contrata a banda, na qual a gravadora tem como dono o jovem milionário excêntrico: Richard Branson, em que banca todas as brigas dos Pistols inclusive a proibição na BBC do "God Save the Queen". O compacto chegou a terceira posição da parada britânica enquanto em 12 de novembro é lançado o álbum: "Never Mind the Bollocks, Here's the Sex Pistols, algo como: "Não se preocupe com suas bolas, aqui estão os Sex Pistols. Então as coisas começam a desandar.
O fim da banda e morte de Sid:
Em 1978 a banda faz uma mini-turnê nos Estados Unidos, pois o visto valia apenas por 16 dias, e em 14 de janeiro os Pistols fazem seu último show para uma pequena platéia de 5.500 pessoas. Quatro dias depois, no restaurante do hotel onde estavam, Paul e Steve dizem para Rotten que querem acabar com a banda, e o pior era que McLaren pensava o mesmo. Então Rotten subiu até o quarto do empresário onde ele confirmou a história, e ainda o expulsou da banda, sob a alegação dele ser o responsável pelo fracasso de vários projetos, e entre eles a famosa visita ao asssaltante Ronald Biggs no Rio de Janeiro, feita por Steve e Paul mais tarde.
Enquanto as coisas esquentavam, e a banda ao fim, Sid estava internado em um hospital se recuperando de mais uma overdose, e entra em uma carreira solo sendo acabada em uma cadeia. O baixista foi preso pela suspeita de ter matado sua namorada Nancy Spungen em 11 de outubro de 1978, onde até hoje o fato não foi bem esclarecido, pois o corpo foi encontrado esfaqueado no banheiro no hotel onde viviam, e boatos dizem que Sid estava completamente chapado ao seu lado. Sid só saiu da cadeia após a Virgin ter pago uma fiança de 50 mil dólares. Em 2 de feveiro de 1979, menos de 24 horas após sua libertação, Sid morre de overdose no banheiro da casa de sua mãe durante uma festa, aos 21 anos. Malcom, Paul e Steve chegam em Nova Iorque poucas horas depois, ironicamente para manter Sid longe da heroína. Mclaren dias depois da morte de Sid disse: "Não creio que Sid Morreu por causa de problemas com os Pistols. O que eu não entendo é como as pessoas que estavam com ela na festa o deixaram consumir heroína".
Assim o Sex Pistols pode ser resumida em: Arrasou a Inglaterra e mudou os conceitos do rock para sempre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário