O estilo punk surgiu tendo base uma forma de se rebelar, seja contra a politica, militarismo, modismo, imprensa, modo de agir, estereotipos, etc, e seu estilo geralmente representa isso. Entre seus elementos estão a moda, a música, design, artes plásticas e cinema, e possui várias ramificações, as vezes mudando um pouco de estilo, dependendo do que estava acontecendo na época, e do que eles estavam se rebelando.
-- 1950 - 1960: O punk surge!
O punk surge e seus estilos são:
Estilo Glam Rock |
* Greasers ou Glam Rock: Caracteriza por roupas contra a politica, obscenidade, cabelos curtos, estampas falsas de animais, bandanas, roupas multicoloridas, meia arrastão e piercing.
-- 1970 - 1980: O punk ganha forças.
O estilo se torna mais agressivo e se difunde mais. Agora, não mais coloridos(só os moicanos), surge os:
Sex Pistols |
* New Wave: Mais coloridos e com a volta dos skinheads.
Oi! |
Anarcopunk |
Apesar dessas várias ramificações, o estereotipo mais comum na época era: jaqueta de couro, rebites, coturno, suspensório, patches, cabelos longos ou moicano, colorido ou roupas pretas.
* Hardcore: surgiu com a banda Ramones, acrescentando o estilo punk aos esportes, como no skate, patins e surf, uma imagem masculinizada, forte, anti-social, e pesada parecida com o street-punk, mas sem muitos rebites e mais xadrez.
-- 1980 e 90: O punk continua.
Com um pouco mais de influencia do reggae, como rastafaris, dreads. O Heavy Metal também começa a se fundir nos EUA.
Nirvana |
* Pop-punk: surge com bandas como Green Day, Blink-182 e Good Charllote. As roupas são joviais e uma versão mais desleixada do hardcore.
O punk continua até hoje, e várias pessoas se identificam com suas diversas ramificações, sendo que nenhuma delas nunca se extinguiu, sempre com novos adeptos. Um estilo bonito, e particular, que nunca sai de moda.
Fotos:
Curtam nossa pagina no face: http://www.facebook.com/conventionthe
Nenhum comentário:
Postar um comentário