segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

About Rock: AC/DC

Hoje na coluna semanal by me: helo, falaremos sobre outra banda com grande importância, falaremos do AC/DC. 

Resumo:

AC/DC é uma banda formada em Sydney, Austrália em 1973 pelos irmão Angus e Malcolm Young, ambos guitarristas. Eles já venderam mais de 200 milhões de cópias no mundo(tirando os downloads e cd's piratas). Um de seus álbuns, Back In Black, foi o 2° mais vendido de todos os tempos com 43 milhões de cópias mundiais, e o 5° mais vendido nos EUA. Eles ficaram em 4° lugar na lista VH1 de "100 maiores artistas de Hard Rock" e considerados pela MTV a 7° maior banda de Heavy Metal de todos os tempos. Com a morte de Bon Scott eles pensaram em separação da banda, mas isso não aconteceu(ainda bem). Houve várias saídas de alguns integrantes, mas a formação atual conta com: Brian Johnson, Angus e Malcolm Young, Cliff Williams e Phil Rudd. AC/DC é pronunciado letra por letra, e significa "Alternating current/Direct current"(corrente alternada/corrente direta). Atualmente eles continuam ativos.

Intgrantes:

Vários integrantes passaram pelo AC/DC, vou apenas falar um pouco sobre a formação atual, e sobre o Bon Scott, que não poderia passar despercebido .

Brian Johnson: vocalista da banda, nasceu em 5 de outubro de 1947, em Gateshead, Inglaterra. Também é conhecido pelo apelido "Jonna". Foi um fundador da banda de glam rock Georgie, e tiveram alguns grandes hits no Reino Unido, mas a banda acabou em 1978 e Brian logo foi chamado para substituir Bon Scott.

Bon Scott: (Ronald Belford Scott)Ex-vocalista da banda, nasceu em 9 de julho de 1946, em Kirriemuir, Escócia, e morreu em 19 de fevereiro de 1980 em Londres, Inglaterra. Sabia tocar bateria e gaita-de-fole. Até hoje não se tem uma explicação concreta sobre sua morte. Após a turnê de divulgação do álbum Highway To Hell, Bon foi para Londres rever os amigos, onde ele e seu Kinnear passaram a noite bebendo(coisa comum para eles). Então em algum momento Bon adormeceu no banco de trás, onde Kinnear não se importou com o fato, quando eles chegaram a casa de Bon, Kinnear tentou acorda-lo, mas ele não acordava, já que a embriaguez já estava em um estado avançado. Então Kinnear desistiu de acorda-lo e dirigiu para seu apartamento, onde deixou Bon dormindo em seu carro, na manhã seguinte, quando ele foi ver o amigo, era tarde de mais, Bon estava morto. Ele ainda tentou levar o amigo ao hospital, mas ele já tinha passado a diante. Indicios relatam que ele morreu de overdose e de "desgraça", possivelmente sufocando com o  próprio vômito, e como a temperatura era baixa e ele tinha crises de asma, poderiam esses fatores contribuírem com sua morte.

Angus Young: (Angus McKinnon Young) guitarrista da banda, junto com seu irmão mais velho Malcolm Young, nasceu em 21 de março de 1955, Cranhill, Glasgow. É considerado um dos maiores guitarristas de todos os tempos, e seu símbolo é suas performances no palco, e seu uniforme escolar, que sempre usa nos shows. Em depoimento ele disse que perdia cerca de 7kg por show, e se você for ver um show deles, meu deus! Angus é energético e não fica quieto no palco! Seu famoso passo foi "plagiado" de Chuck Berry, por ele ser um grande fã dele.

Malcolm Young: (Malcolm Mitchell Young) também guitarrista, nasceu em 6 de janeiro de 1953, em Glasgow, Escócia. Ele e seu irmão(Angus) fundou o AC/DC. Ele é considerado o maior representante da guitarra rítmica. 

Cliff Williams: baixista, nasceu em 14 de dezembro de 1949 em Romford, Inglaterra. Substituiu Mark Evans, que saiu da banda devido a uma briga com Angus por uma mulher. 

Phil Rudd: Baterista ,nasceu em 19 de maio de 1954 em Melbourne, Austrália. Também é conhecido como Adami. Entrou em 1975 e saiu em 1983 devido a um desentendimento com Malcolm, e seus vícios em bebida e drogas. Mas voltou em 1994 quando a banda perguntou se ele queria voltar.

Do inicio ao sucesso:

Em novembro de 1973, Angus e Malcolm Young formam o AC/DC e se juntam com o vocalista Dave Evans, o baterista Colin Burgess e o baixista Larry Van Kriedt. A primeira apresentação foi em Chequers, um clube em Sydney em 1973, assinando um contrato no mesmo ano com a Albert Productions, sendo que Burgess foi o primeiro e demitido, seguido de Larry. Com isso vários baixistas e bateristas passaram pela banda pelo ano de 1974.

Angus e Malcolm decidiram que Dave não devia mais cantar na banda devido ao estilo musical, que puxava para o Glam Rock, assim Dave saiu da banda. Bon Scott já era um vocalista e amigo de George Young(irmão de Angus e Malcolm), e estava interessado em entrar na banda, entrando para ela em setembro de 1974. O único vídeo com Dave Evans cantando na banda é o esse a seguir:



Em janeiro de 1975, foi lançado o álbum T.N.T e High Voltage(mas apenas na Austrália), que foi gravado em 10 dias. E aonde a formação contava com Bon nos vocais, Mark Evans no baixo, e Phil Rudd na bateria. Seguido do lançamento de seu single, em que se tornou o hino para eles: "It's a Long Way to the Top(If You Wanna Rock 'n' Roll)".

Em 1976 a banda assinou um contrato com a Atlantic Records e partiu em turnê pela Europa. Ganhando reconhecimento e experiência abrindo shows de várias bandas famosas entre elas: Aerosmith, Kiss, Black Sabbath e Styx.

O primeiro álbum internacional obteve 3 milhões de cópias, e era basicamente o álbum T.N.T e High Voltage juntos. Em 1977, o baixista Mark Evans foi substituído por Cliff Williams, e houve o lançamento de "Let There Be Rock", e também a primeira apresentação nos EUA, que ocorreu em uma estação de rádio em Michigan. 

Em 1978 lançaram o álbum "Powerage" com o novo membro, Cliff, marcando o álbum com os riffs mais pesados. Sua carreira se alavancou em parte pela ajuda do produtor Robert Lange no sexto álbum, "Highway to Hell" em 1979, atingindo o 17° lugar no Top 100 americano, e sendo esse o último álbum com Bon Scott.

A morte de Bon Scott, e suas carreiras desde então:

Em 19 de fevereiro de 1980, Bon Scott morre, tendo no laudo "intoxicação por álcool e morte por desaventura". Existem teorias da conspiração aonde sua morte se deve por overdose de heroína, ou que foi morto dentro do carro, ou que simplesmente Alistair Kinnear não existia. Ele foi enterrado no cemitério de Fremantle, Austrália. 

Após a morte de Bon Scott, a banda pensou em se separar, mas Bon gostaria que a banda continuasse. Sendo assim, quem ocupou o cargo de Bon, foi Brian Johnson, que era quem dirigia a van da banda, e ex-geogie, tendo já experiencia como vocalista. Assim, eles gravaram o álbum "Back in Black", que se tornou o álbum mais vendido em todas as suas carreiras, recebendo disco de platina ápos um ano de lançamento, tendo 22 milhões de cópias, 131 semanas no top 10, e o 5° álbum mais vendido nos EUA de todos os tempos. No ano seguinte(1981) lançaram o álbum "For Those About to Rock We Salute You", que apesar de tudo vendeu bem. 
Em 1983, Phil Rudd foi substituido por Simon Wright, devido drogas, álcool e brigas com Malcolm. No mesmo ano eles lançaram o álbum "Flick of the Switch", que fez menos sucesso e recebeu várias críticas negativas, entre elas: foi considerado por um crítico que a banda tem feito o mesmo álbum nove vezes, considerado o álbum pouco desenvolvido, e foi eleito a 8° maior decepção em 1984. Apesar disso eles conseguiram o 4° lugar na parada de álbuns no Reino Unido. A banda só conseguiu se reerguer em 1986, com a música "Who Made Who", e seu álbum, com o mesmo nome.
Em 1988 lançou o álbum "Blow Up Your Video", que foi o maior sucesso desde Back In Black, e a banda saiu em turnê mundial no mesmo ano. Após a turnê, Simon Wright saiu da banda para trabalhar com a banda Dio, e foi substituido por Chris Slade. Brian ficou sem trabalhar com a banda por um tempo devido o divorcio, e enquanto isso, os irmãos Young escreveram todas as músicas do próximo álbum. E assim a prática continuou até "Black Ice" em 2008. 
O álbum "The Razors Edge" foi gravado, e a banda teve um grande retorno. Também fizeram vários shows em turnê, lançaram um álbum ao vivo em 1992, "Live", gravaram a música "Big Gun", que foi a primeira a alcançar o primeiro lugar na Billboard Mainstream Rock Tracks. 

Em 1994, os irmãos Young chamaram Phil Rudd de volta, pois tinham o desejo de voltar a trabalhar com ele, voltando em 1995 a clássica formação de 1980, lançando "Ballbreaker".

Em 1997 lançou o box set intitulado "Bonfire", contendo quatro álbuns: Back In Black, Volts, Live from the Atlantic Studios e Let there Be Rock: The Movie. 
----  Em 2000, "Stiff Upper Lip" foi lançado, e o álbum foi considerado bom, mas carecido de novas ideias. Em 2002, a banda assinou um contrato com a Sony Music, que relançou os discos de forma remasterizados, sendo que cada novo lançamento continha um livreto com fotografias raras, recordações e notas. Em 2003, junto com os The Rolling Stones e Rush, eles bateram o recorde de maior número de pagantes da história da América do Norte. Em 2007, a Columbia Records lançou um duplo e triplo DVD intitulado "Plug Me In", contando com de cinco a sete horas de filmagens raras, além de uma gravação da banda tocando no colégio. Contém também shows raros da banda com Bon Scott, a era Brian Johnson, e a edição de colecionador contém um DVD extra com mais 21 performances raras e mais entrevistas. 

Em 2008 lança o décimo quinto álbum da banda, "Black Ice", foi o primeiro em oito anos, e alcançou o número um em 29 países, com 6,5 milhões de cópias vendidas, e 5,5 milhões no catálogo, ultrapassando os Beatles como artista número 1 na venda do catalogo nos EUA, seguida de uma turnê mundial de 18 meses.

Em 2009 a banda teve de remarcar 6 shows devido a uma cirurgia em Brian Johnson, mas em setembro lançou uma coleção de raridades gravadas no estúdio e ao vivo. A turnê acaba depois de 20 meses, se que tocou para mais de cinco milhões de pessoas, em 108 cidades e em mais de 28 países. 
Em uma entrevista, a banda disse que deve se reunir quando a banda fizer quarenta anos de carreira em 2013 para gravar um novo disco e uma turnê em comemoração(UHU!! \m/). 

Curiosidades:

-- A história do uniforme escolar era que Angus chegava da escola e ia direto pegar sua guitarra para tocar. Mas tarde quando a banda começou, sua irmã Margaret sugeriu que ele continuasse com o uniforme, ele não concordou, mas foi convencido pelo irmão George que isso faria as pessoas se lembrarem da banda.  

-- Eles entraram para o Rock and Roll Hall of Fame em 2003.

-- Em 1 de outubro de 2004, eles receberam uma rua com o nome de ACDC, em homenagem a eles. 

-- Angus perde cerca de 7kg e percorre cerca de 8km por show.

-- A ideia do nome AC/DC veio quando Margaret Young viu isso escrito atrás de um aspirador de pó.

-- Uma caricatura do Angus pode ser vista no álbum do Green Day: Dookie, onde ele está na mesma posição do álbum "Let There Be Rock". 

-- A música "The Jack", é sobre uma mulher que contamina seus parceiros com doenças venéreas.
álbum dookie

Então é isso >< dêem opiniões sobre qual banda vocês gostariam que eu fizesse materia, ai em baixo, nos comentários! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário