quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Sobre: Bruxas

A igreja na idade média possuía muito poder e dominação. Assim, para manter tal poder, o cristianismo convertia ou simplesmente acabava com qualquer adeptos de outras religiões, sendo tachados assim de bruxos ou bruxas. Bruxaria era considerada "coisa do diabo", e qualquer pessoa que não era cristão, era morta ou torturada acusada de cometer bruxaria. A denúncia de bruxaria muitas vezes era falsa, já que quem denunciava era muito bem recompensado, e as formas de se comprovarem se a pessoa era bruxa ou não, eram esdruxulas ou sem sentido.

O homem sempre temeu a força da natureza, entre elas o fogo, terra, água e ar, sempre tornando essas forças como misteriosas. Isso fez com que surgissem crenças e interações com o "oculto", uma das mais antigas foi a bruxaria ou Wicca (em que se baseia na força da natureza), e sua raiz: Wikk, significa magia ou feitiçaria. O principal principio do Wicca é fazer sua vontade sem prejudicar ninguém, e é uma religião que preza amor a vida, e respeito a natureza. 

O cristianismo não ganhou popularidade na Europa, fazendo o povo continuar fiéis aos seus deuses. Então, afim da "Nova religião" ganhar mais popularidade, eles rebatizaram a "Antiga religião" de paganismo, além se apropriar de festividades pagãs, mas com um novo nome, por exemplo, o Nascimento do Deus Sol, se tornou o Natal Cristão. 

Sendo assim, adeptos da Antiga Religião, foram chamados de bruxos, e aqueles sobre tal acusação eram decepados, enforcados ou queimados vivos.  

Como surgiram as primeiras bruxas:

As primeiras bruxas ou feiticeiras começam quando ainda existiam Atlântica e Lemúria. A princesa Seyfried foi uma das últimas rainhas da Atlântica (a qual foi destruída), e tinha a fama de ser uma das mais poderosas feiticeiras. Depois da destruição de Atlântica, as civilizações que continuaram depois do diluvio, as mulheres não tinham mais o cargo de conselheiras ou sábias, o que se tornou cargo apenas para os homens. As poucas bruxas que sobravam tinham a associação com templos da fertilidade, dos prazeres, e das deusas do amor, como Astarte, Vênus e Ishtar.


Tipos de Bruxas:



As bruxas mais poderosas eram filhas de deuses com humanos(mortais), ou mulheres com o dom da profecia ou clarividência(prever o futuro). A maior parte das bruxas viviam afastadas da população, e esses locais eram muitas vezes nomeados de Oráculos.  As Menades ou Sacerdotisas, eram um outro grupo poderoso de feiticeiras que adoravam o deus Baco, aonde elas eram introduzidas nas artes mágicas muito cedo, e onde elas organizavam festas afim de homenagear o deus Baco; elas também eram chamadas de bacanais. Com a queda das Antigas Religiões no século III, elas foram perseguidas pelas igrejas, teve seus templos destruídos  e bruxaria se tornou crime com punição de ser queimado vivo na fogueira. Com a perseguição religiosa, as Menades tiveram de se esconder, criando assim várias ordes, como: Bruxas Celtas, Espanholas, Adoradoras de Luvithy(descendentes das fúrias da mitologia grega), e várias outras. Com a inquisição e os Cavaleiros Templários, eles conseguiram perseguir e exterminar a maioria das bruxas europeias, e queimar boa parte de suas bibliotecas e grimórios, assim poucas ordes resistiram a Idade da Trevas, e as que sobreviveram foram profundamente alteradas.

Formas de se identificar uma bruxa na Idade Média:


Várias formas existiam de se "provar" se a pessoa era bruxa ou não na Idade Média. As acusações eram frequentes, geralmente para mulheres que sabia utilizar alguma erva para fins medicinais, ou parteiras, já que as bruxas eram conhecidas por roubar bebês ainda não-batizados para sacrifica-los em seus rituais. Entre muitos temos:

--Quando a jovem era bonita e invejável, muitas vezes ela era humilhada, tirando a roupas e sendo analisada por "inspetores" que procuravam pela "marca do diabo", sendo que no final ela era estuprada, violentada e queimada na fogueira.

--   Botar a mão do acusado no fogo em uma igreja, se queimasse era porque a pessoa era uma bruxa.


-- Jogar a pessoa de um penhasco, ou lugar alto, se voasse era porque a pessoa era uma bruxa, se espatifasse era porque não era.



-- Jogada a pessoa em um lago, ou rio. Se a pessoa voltasse a superfície era porque era uma bruxa, se afogasse ou afundasse, a acusação era falsa. 

-- A pessoa era torturada, se ela aguentava a dor da tortura, e mesmo assim não confessasse, ela era uma bruxa.

Isso é só um pouco mais sobre o tema bruxas, mas a história e o conhecimento sobre esse assunto é grande e intrigante. Espero que tenham gostado. 


fonte: http://www.estronho.com.br/artigos-e-textos/2955.html?task=view ; http://ocultosesobrenaturais.blogspot.com.br/2011/01/bruxas-sua-origem-e-historia.html ; http://www.historiazine.com/2010/08/o-martelo-contra-as-bruxas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário